NetworkTeam
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Clique aqui para adicionar nosso forum aos seus favoritos
Estatísticas
Temos 65 usuários registrados
O último membro registrado é Thalyssonht

Os nossos membros postaram um total de 97 mensagens em 58 assuntos

Automação de processos via TeraTerm

Ir para baixo

Automação de processos via TeraTerm Empty Automação de processos via TeraTerm

Mensagem  R. Jardim Dom Jul 31, 2011 9:17 pm

Durante a administração de servidores e ativos de rede algumas tarefas tornam-se repetitivas, então por que não automatizá-las?
Foi pensando nisso que um japonês chamado T. Teranishi desenvolveu um terminal chamado Tera Term, possibilitando conexões Telnet, SSH, portas Serial (COM) entre outros. Atualmente o programa tem vínculos com a empresa Ayera com o nome de Tera Term Pro e pode ser baixado gratuitamente mediante fornecimento de nome e email, porém o desenvolvedor continuou a aperfeiçoar o programa em um fórum com participação de um americano de Seattle chamado Boris. O resultado dessa parceria está no site http://logmett.com/, onde além da versão mais recente do Tera Term podemos baixar outro aplicativo interessante para criação das macros, o TTLEditor.

Automação de processos via TeraTerm Tt11

O programa pode ser personalizado com alteração do tipo e tamanho da fonte, trocar a cores da fonte e do background, tamanho da janela e recomendo a troca da codificação para Unicode ( UTF-8 ), já que usamos teclados ABNT-2.

Além de ser um excelente cliente para conexões à terminais o programa fornece suporte a Scripts que podem ser criados facilmente com uma linguagem simples. Por exemplo, você precisa realizar backups dos logs de um proxy Squid e para isso é preciso acessar o servidor e executar o comando: tar -zcf /backup/31-07-11.tar.gz /var/log/squid/*. Para realizar essa operação bastaria criar um arquivo de texto com as seguintes linhas:

Código:
# Iniciamos o macro realizando conexão com o servidor. Observe que o modo de autenticação é por senha, por isso temos '/auth=password'
connect '192.168.1.2 /ssh /auth=password /user=rafael /passwd=123456'

# Na segunda linha da macro escolhi um caracter que o Tera Term irá aguardar até usar o comando seguinte. Como é um servidor linux '@' é uma boa opção já que o prompt é na forma de "rafael@debian:~$", mas pode variar dependendo do sistema.
wait '@'

# A terceira linha representa o comando que será utilizado após o terminal enviar o caracter @.
sendln 'tar -zcf /backup/31-07-11.tar.gz /var/log/squid/*'



A linguagem das macros é relativamente simples e pode ser facilmente entendida no arquivo que acompanha o programa ou através do site LogMeTT. Conta com estrutura de controle, comandos de conexão, operações matemáticas e manipulação de strings.

Realizei um trabalho para automatização de comandos dados repetidamente em roteadores Cisco, além de não precisar inserir login e password em cada equipamento que fosse gerenciar (até porque normalmente erro algumas vezes Embarassed ) e por isso digo que essa é uma ferramenta poderoso para evitar a fadiga.

Automação de processos via TeraTerm Ttledi10

Para executar uma macro basta abrir uma janela do terminal e na aba Control escolher a opção Macro, aparecerá uma janela para escolha do arquivo, de preferência com a extensão .ttl. A pasta do aplicativo também contem um programa chamado ttpmacro.exe que pode ser usado para executar o macro pelo executar (CRTL+R), passando o caminho da macro como parâmetro.
R. Jardim
R. Jardim
Administrador

Mensagens : 45
Data de inscrição : 11/02/2010
Idade : 34
Localização : Recife

http://www.networkteam.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos